quarta-feira, janeiro 19, 2005

Singularidades de uma rapariga loura 65 - Cada tempo em seu lugar

Interesso-me por astrologia, quiromancia, tarologia, numerologia, i-ching e todos os seus derivados conhecidos. Mais do que as previsões para o futuro, o alvo da minha curiosidade é o que dizem sobre as personalidades individuais. Dá logo para ver se "o que sou", "como sou" e "porque sou" faz sentido ou não, ao contrário das previsões que rapidamente esqueço.
E fico sempre intrigada com o encaixar de gente tão diferente nas mesmas características, no mesmo signo, número, animal ou energia.
Recentemente comecei a pesquisar informação sobre o Ki das 9 estrelas que é uma forma de astrologia oriental muito antiga. E quando surgiu a oportunidade de assistir a uma palestra gratuita sobre o tema, nem hesitei. O Ki das 9 estrelas assenta nas transformações, nos ciclos, na dinâmica da natureza e diz que se soubermos qual a tendência energética do universo podemos agir em conformidade com ela, em vez de ir no sentido contrário que oferece muito mais resistência.
Feitas as contas, pertenço ao nº 1 correspondente ao elemento Água, que me confere flexibilidade e independência, entre outras características. Dizem-me as previsões que o ano de 2005 (que só começa a 4 de Fevereiro) será um ano de estagnação para o nº 1.
Águas paradas, portanto. Com as comportas da barragem fechadas a recomendação é refrear ímpetos, eliminar excessos, abrandar, acalmar, aguardar. Ficar quieta e sossegadinha, só aumentando o caudal enquanto não chega o inevitável encontro com o oceano.
É como diz a minha mãe "não adianta tentar colher em tempo de plantar".
Que vai dar ao mesmo que a canção do senhor ministro "cada tempo em seu lugar".
Olhando para o post anterior diria que o ano chinês já começou, mas não...
Parece que ainda tenho pela frente 2 semanas de correntes e marés mais agitadas. Depois, sim começo a desacelerar os motores, refrear o passo, atrasar a marcha. Se me é permitida uma última pressa, eu quero é que chegue logo esse ano chinês e que passe mais rápido ainda.

"Preciso refrear um pouco o meu desejo de ajudar
Não vou mudar um mundo louco dando socos para o ar
Não posso me esquecer que a pressa
É a inimiga da perfeição
Se eu ando o tempo todo a jato, ao menos
Aprendi a ser o último a sair do avião

Preciso me livrar do ofício de ter que ser sempre bom
Bondade pode ser um vício, levar a lugar nenhum
Não posso me esquecer que o açoite
Também foi usado por Jesus
Se eu ando o tempo todo aflito, ao menos
Aprendi a dar meu grito e a carregar a minha cruz

Cada coisa em seu lugar
A bondade, quando for bom ser bom
A justiça, quando for melhor
O perdão, se for preciso perdoar


Agora deve estar chegando a hora de ir descansar
Um velho sábio na Bahia recomendou: "Devagar"
Não posso me esquecer que um dia
Houve em que eu nem estava aqui
Se eu ando por aí correndo, ao menos
Eu vou aprendendo o jeito de não ter mais aonde ir

Cada tempo em seu lugar
A velocidade, quando for bom
A saudade, quando for melhor
Solidão, quando a desilusão chegar."

Cada tempo em seu lugar
música e letra: Gilberto Gil
1989