quarta-feira, junho 23, 2004

O Suave Milagre 50 - adeus Belo

será que uma família pode acabar?
a tia F. disse-me que as famílias acabam
porque já cumpriram o seu karma, a sua lição na terra
mas quando é que uma família acaba?
a tia A. disse-me que a família acaba
porque não há mais ninguém que passe adiante o apelido.
recentemente, dei por mim com meia-lição aprendida
quando fui ao funeral do meu tio-avô Artur
nessa tarde o que mais se ouvia era: "morreu o último Belo", "acabaram-se os Belos" ou "eram tão poucos os Belos"...
por um erro no "assento de nascimento" Emília de Jesus Melo passou a ser Belo, filha única de Amélia de Melo
nascida e criada na Nazaré.
a minha bisavó Emília divorciou-se do primeiro marido
(de quem não teve filhos) num acto bastante arrojado para a época
o que faz com a certidão desse divórcio
seja guardada como uma espécie de relíquia familiar
casou-se pela segunda vez com Francisco Duarte
e teve três filhos: Armando, Arlinda e Artur Belo Duarte
dos quais só Armando lhe deu netos, também três:
Celeste, José Carlos e Fernanda Belo Duarte
só as suas netas Celeste e Fernanda tiveram filhos,
um cada uma, e como foram as mulheres a gerar
os seus filhos levarão adiante o apelido paterno
deixando para trás o Belo Duarte
eu há muito que o preteri em relação ao Vieira
e é pena porque são tão poucos os Belos...