segunda-feira, abril 24, 2006

O Suave Milagre 115 - Passageiro frequente

"Só hoje senti
que o rumo a seguir
levava pra longe
senti que este chão
já não tinha espaço
pra tudo o que foge
não sei o motivo pra ir
só sei que não posso ficar
não sei o que vem a seguir
mas quero procurar"


Por razões que não interessam agora, desde cedo aprendi que não devem "pesar" nas relações os kms que separam as pessoas e que não é verdadeiramente a distância que as separa. Podemos achar que sim e imputar-lhe as culpas, mas não é ela que separa as pessoas, são outras coisas, que também não interessam agora.

Comecei por fazer mais de 5.000 kms para estar com a minha mãe na Páscoa, no Natal ou nas férias de Verão. Depois, encontrava-me com a minha avó, tios e primo do lado materno e então o percurso descia para metade: eram 2.500 kms feitos no sentido oposto. Ia acumulando milhas e milhas em cada uma das férias escolares. A parte boa é que comecei muito cedo a viajar de avião sozinha (sem a mínima oportunidade de ter medo), a frequentar aeroportos, a fazer check-ins e escalas, ainda que tudo isto entregue aos cuidados profissionais do pessoal de bordo e com os documentos e a passagem pendurados num saquinho ao pescoço. Aprendi a confiar em estranhos, a dar-lhes a mão e a não ter medo de estar longe dos pais, acreditando neles quando me diziam que do outro lado haveria uma cara familiar à minha espera. Aprendi também que quando se quer chorar vai-se à casa de banho, como qualquer outra necessidade física.

Passaram-se os anos e por minha vontade, minha tão grande vontade, aumentei os kms que me separavam do colo do pai e da sabedoria da mãe F. Foi à custa dessa separação que aprendi que não se fala de saudade, aceita-se a sua presença, arranjamos-lhe espaço, deixamos que se acomode mas não falamos nela, não lhe damos importância, em nenhuma das cartas, em nenhum dos telefonemas. Aprendi ainda que não faz mal voltar atrás no caminho.

Na altura da faculdade, por causa da minha média de acesso fui estudar para fora de Lisboa e o que na altura me pareceu tremendamente injusto hoje reconheço como um desígnio divino. Nesses anos estabeleceu-se uma rotina de viagem: de quinze em quinze dias comprava-se o bilhete, fazia-se o saco, arranjava-se o farnel e faziam-se quase 300 kms para Sul. Uns dias depois faziam-se os mesmos kms para Norte. Ao longo dessas viagens fui "passando" e "chumbando", vi começar e terminar romances, ouvi e fiz confidências a companheiros de viagem, esperei e fui esperada. Aqui, aprendi a relativizar as coisas e aprendi que por mais intensa que seja a emoção ela eventualmente começará a diminuir. Aprendi que tudo passa, às vezes no tempo que demora uma viagem até Lisboa.

Depois, quando já estava a trabalhar e achava que vestia o amor no número certo, que ele me assentava como uma luva sem ginásticas nem esforços, por razões que mais uma vez não interessam voltei ao esquema "bilhete-saco-farnel". De quinze em quinze dias faço cerca de 400 Kms na ida e mais 400 no regresso, e pelo meio vou mantendo vivo algo que quero infinito enquanto dure, como dizia o poeta. São em média 1.600 kms por mês, dos quais parece-me que ainda não retirei a lição principal. O que devo aprender agora para poder parar, ou simplesmente para passar ao percurso seguinte?

Aguardo o dia em que este ciclo se fecha e que dou lugar a outro na estrada.
Até lá, sobra-me todo o tempo das viagens para ler, para pensar na vida (na minha e na dos outros), para fazer planos, para desempoeirar lembranças e até para escrever posts como este.
Até lá, continuo à espera de chegar ao destino.

"e hoje deixei
de tentar erguer
os planos de sempre
aqueles que são
pra outro amanhã
que há-de ser diferente
não quero levar o que dei
talvez nem sequer o que é meu
é que hoje parece bastar
um pouco de céu."


Um pouco de céu - Mafalda Veiga

8 Comments:

Blogger Amélie said...

A pior distância é que ocnstruimo nas nossas mentes.
No meio de tanta viagem tenho a felicidade de te ter encontrado...

3:13 da tarde  
Blogger Amélie said...

Peço desculpa, quero dizer, construímos

3:14 da tarde  
Blogger AS said...

e nãpo tens carta de condução... imagine se tivesses! Ninguém te agarrava! ;)))

5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que não "chumbaste" esse percurso da faculdade. Já imaginaste tudo o que teríamos perdido ...

10:04 da tarde  
Blogger maldito cinema said...

Pode ser que um dia também estejas nessa viagem, sem regresso. Do fundo do coração.

11:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Queria dizer qualquer coisa...mas não consigo expressar por escrito e acho que nem oralmente todos os pensamentos que me assaltaram o espirito enquanto li o teu texto. Estou a pensar...definitivamente vou ficar a pensar!

4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

.
Se fores Professora DIVULGA o seguinte CONCURSO lá na tua Escola e na tua Junta de Freguesia.

Talvez venhas a ter MEIOS DE TRANSPORTE duas vezes mais rápidos.

Aqui vai o Documento.


Talvez a ENERGIA NUCLEAR, que é muito perigosa, - http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1254471 – NÃO VENHA A SER NECESSÁRIA em Portugal. Porquê?


--- Concurso Solar Padre Himalaya - Edição 2006: Divulgação das ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Em http://www.cienciaviva.pt/rede/energia/himalaya2006/home/

Ou em http://www.cienciaviva.pt/home/ / Concurso Solar Padre Himalaya / Uma iniciativa da SPES para a divulgação das energias renováveis, com o apoio da Ciência Viva.

Nota 1: Em 2005 inscreveram-se 70 Escolas. Em 2006 – e para quem não acredita em melhorias superiores a 100% - houve um AUMENTO SUPERIOR A 150%. Inscreveram-se 187 Escolas.

Nota 2: Padre Himalaia versus Energia Solar. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/destaques/destaques1204.asp

? Quem é que lucrou com as “Engenhocas” dele? Os Portugueses ou os Americanos?!

Nota 3: Uma FREGUESIA RENOVÁVEL. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/cr/cr.htm


PROPOSTA DE MELHORIA: As PRAIAS da costa Portuguesa estão a ser “COMIDAS” PELO MAR. Porque é que não constróiem DIQUES PROTECTORES que sejam PLATAFORMAS GERADORAS de ENERGIA DAS ONDAS?


ÚLTIMA HORA: MelhoriaS.

MELHORIA 2 – “Renováveis em força”, Investimentos de 2 mil milhões (2.000.000.000), http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=200413&idselect=11&idCanal=11&p=200

MELHORIA 1 - “Portugal vai ter MEGA CENTRAL SOLAR”, http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economia/portugal_ter_megacentral_solar.html

Conclui-se deste artigo que há milhares de PROJECTOS PARA APROVAR mas na DGE (Direcção-Geral de Energia) deve haver muitos INCOMPETENTES ou devem ter TIRADO O CURSO UNIVERSITÁRIO A COPIAR!!!



EXTRA DOCUMENTO:

--- CONCURSO EXTRA: "IDEIAS QUE MUDAM O MUNDO".

Para promover a cultura científica e tecnológica. Em http://jn.sapo.pt/2006/04/19/sociedade_e_vida/alunos_tentam_imaginar_a_vida_futuro.html


--- MELHORIA (grande) NACIONAL: Inovação, marcas e 'design' podem ser pesquisados 'online'. E isto graças a uma BASE DE DADOS (DataBase).
http://dn.sapo.pt/2006/04/20/economia/inovacao_marcas_e_design_podem_pesqu.html



--- PUBLICIDADE ENGANOSA (Será?!): Paguem um ORDENADO DE SEIS MIL E CEM (6100) EUROS, mensal, a cada um dos TRÊS DAS JUNTAS de Freguesia: O Presidente, o Tesoureiro e o Secretário.

Nota 1 – Sejam eles de que Partidos forem.

Nota 2 – Sejam eles Doutores, Engenheiros ou tenham a 4ª classe.

? Porquê? Porque as Juntas de Freguesia são o PRIMEIRO PILAR DA GOVERNAÇÃO de um País.

Em http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?SD=24&IDTema=7&ID=20776
ou caso falhe em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_04.html#565183


Braga, 19.4.2006

mauricio_102@sapo.pt

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

4:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home