terça-feira, março 08, 2005

O Suave Milagre 76 - Humor

"...tem havido uma forte oposição aos mecanismos emocionais que o melodrama desperta. São vistos com suspeição, com receio e menosprezo. São considerados recursos fáceis de uma emotividade barata e reduz-se o seu uso e costume a uma escrita com falta de "seriedade" e insuficientemente "intelectual".
É bom que recordemos que o melodrama é um dos géneros mais poderosos no que respeita à capacidade de influenciar e penetrar a sensibilidade do ser humano. É o meio mais eficaz para entrar no nosso interior e destruir as barreiras erguidas pelo temor racional. É uma forma perfeita de nos aproximarmos de nós mesmos e de nos preocuparmos com os outros."


O Livro das Emoções - Laura Esquivel

Será por isso que, inconscientemente, guardo mais as imagens e as palavras que me fazem chorar do que as que me fazem rir?
Será por isso que gosto tanto do circo, quando a maioria das pessoas acha que é um espectáculo triste e deprimente?
Será por isso que me fascinam as histórias mais dramáticas e comoventes, os destinos trágicos e os romances impossíveis, as emoções expostas e as sufocadas, os desesperos solitários e o choro público, as lágrimas difíceis e as fáceis?
Será por isso que preciso do choro e do riso na mesma medida, e que são ambos designados por humor?
Será por isso que depois de "lavar a cara com água salgada" sinto um alívio puro, a tensão desfaz-se, os nós desapertam-se e as defesas batem em retirada?
Será por isso que quanto mais choro, mais forte me sinto?

2 Comments:

Blogger Nilson Barcelli said...

Eu não sei, mas será por isso tudo e muito mais.
Só sei que a autora poderá ter razão. Mas o quotidiano está cheio de melodramas bem reais, mas que afinal, na naioria dos casos, não passam de farsas baratas. Basta ver telejornais e ver os políticos, por exemplo.
Beijo grande.

6:10 da tarde  
Blogger Paz Kardo said...

Será por tudo isso?! - Perguntas tu...
Será por tudo isso!! - Respondo eu, convencido do que digo e revendo-me nas tuas palavras...
Saudações Nómadas...

11:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home