quarta-feira, março 24, 2004

Singularidades de uma rapariga loura 30 - does anyone care?

o motivo para o jantar de família era a visita-relâmpago
dos tios e das primas da Alemanha, acabados de chegar de Espanha
a ementa era feita para agradar aos visitantes e aos residentes
quem podia estava lá, quem não estava recebeu um telefonema
foram feitas chamadas para Portugal, Inglaterra, Angola e Brasil
uma prima mora em Espanha, a outra mora perto de Hamburgo
um primo mora no Brasil, o outro mora em Londres
dos dez primos, só três moram na mesma cidade que os seus pais
assim, os colos das nossas tias são como aqueles apartamentos
de verão no algarve, os filhos só os usam nas férias
no resto do ano esses colos estão alugados aos sobrinhos mais próximos
entre os cabelos brancos e as crianças que acabaram de perder os dentes
saltei de colo em colo e saltaram para o meu algumas vezes também
entre ver as fotos a preto e branco e repetir as mesmas piadinhas privadas
houve uma disputa para saber quem era a sobrinha preferida de quem
as conversas em alemão, inglês, espanhol, português e algumas frases em quimbundo eram feitas com pronúnicas tão variadas que duvidei a certa altura que alguém se entendesse
mas sim, estavamos todos a entender-nos... perfeitamente...
emocionei-me ao ver os olhos brilhantes de orgulho do meu tio
enquanto mostrava o vídeo caseiro e falava das filhas, o sorriso dele parecia dizer:
- "fui eu que fiz", como quem contempla uma obra-prima
lembrei-me de como é bom sentir esse olhar de orgulho posto em nós
tive a certeza de que há um olhar desses destinado só para mim
mas já faz tanto tempo que não o sinto que quase esqueço como é
terminei a noite com esta música na cabeça (não tivesse eu uma música
para tudo e reparei agora que há muito que não "canto" aqui...)

"Understand the things I say
don't turn away from me
Cause I spent half my life out there
You wouldn't disagree
D'you see me, d'you see
Do you like me, do you like me standing there
d'you notice, d'you know
do you see me, do you see me
does anyone care?

Understand what I've become
It wasn't my desire
And people everywhere think
something better than I am
But I miss you, I miss
'Cause I liked it, I liked it
When I was out there
d'you know this, d'you know
You did not find me, you did not find
does anyone care?

Unhappiness was when I was younger
and we didn't give a damn
'Cause we were raised
To see life as fun and take it if we can
My mother, my mother she hold me
did she hold me, when I was out there
My father, my father, he liked me
Oh he liked me, does anyone care?
does anyone care?


Ode To My Family - Cranberries