terça-feira, fevereiro 17, 2004

O Suave Milagre 17 - cativeiro

"Somos responsáveis por aquilo que cativamos"
Antoine de Saint-Exupéry - O Principezinho


Quando li esta frase pela primeira vez achei-a inofensiva e até bonita.
Hoje sinto-a como uma verdade horrível, cruel e pesada.
Exiges a minha presença, a minha atenção, o meu humor e o meu tempo.
E eu dou-te porque exiges, com toda a segurança que te dá a posição de cativada, algo que é teu por direito.
Queres partilhar tudo comigo e queres que eu partilhe tudo contigo também.
E eu, na posição de responsável, não me apercebi disto quando te conheci.
Tenho que assumir a responsabilidade na mesma?
A parte de mim que recebes não é genuína nem natural, é apenas responsável.
Nem sequer é gratuita porque estar contigo é o preço que pago por não te conseguir dizer a verdade.
Não quero que desapareças da minha vida, basta não ocupares tanto espaço nem entrares nela assim tão à vontade.
Não fiques tão excitada quando te ligo ou digo que sim a um almoço e já agora, desce-me do altar.
Lê os sinais, estou a ficar sem desculpas e sem máscaras. Confronta-me.
Vou lamentar e informar-te que não é recíproco.
Talvez hoje....sim...talvez hoje....vou dizer-te que a cativa sou eu!