quinta-feira, março 30, 2006

O Suave Milagre 110 - A matéria

Ao visitar a exposição do CCB, fiquei com a impressão que Frida Kahlo sabia bem que transformava uma matéria-prima de compaixão (a sua vida) em objectos de orgulho e de admiração (a sua arte). Daí aquela altivez, aquela segurança no olhar, daí ter escrito na parte de trás de um dos seus primeiros trabalhos: "a minha primeira obra-prima".

Dei por mim a pensar no que é que eu fazia com a minha matéria-prima. Por mais do que uma vez, senti um desafio incómodo no seu olhar. Ainda agora o sinto.

quarta-feira, março 29, 2006

Singularidades de uma rapariga loura 110 - Eclipse

Nunca saberás o bem que me soube mandar-te à merda por dentro, muitas e muitas vezes, enquanto me fazia de Monalisa e me perdia na elaboração de outras ofensas libertadoras, até começar a ouvir a tua voz cada vez mais longe e deixar de sentir o peso do teu olhar de raiva.

Foi só por uns momentos, hoje de manhã, que o teu negrume bloqueou o meu brilho. E tão cedo não volta a acontecer. Como os eclipses.

sexta-feira, março 24, 2006

Singularidades de uma rapariga loura 109 - Sextas à noite...

quarta-feira, março 22, 2006

O Suave Milagre 109 - You'll remember me when the west wind moves...

Era uma vivenda. Grande, mal iluminada e parecia isolada, devia ser na província. Cheguei com um grupo de 3 ou 4 pessoas, não me lembro quem eram mas tenho a certeza de que não ia sozinha. A casa estava cheia de gente, era uma comemoração, uma festa qualquer. Entrei na sala e varri-a rapidamente com os olhos. Tu estavas lá, à minha esquerda, num canto. Desviei o olhar e pensei "Yes! Yes! Yes!" como se tivesse apostado comigo mesmo que estarias ali. Instintivamente tapei a boca com a mão para esconder o sorriso nervoso e mordi os lábios. Depois voltei a olhar para o mesmo canto e já me tinhas visto. Sorrias para mim e tinhas um cachecol do Sporting ao pescoço.... espera, toda a gente tinha vestido algo verde, até eu!
Enquanto caminhavas na minha direcção eu ia pensando se o meu sorriso estaria tão rasgado como o teu... e os meus olhos tão brilhantes. O friozinho na barriga contrastava com o calor crescente no resto do corpo e provocou um arrepio mesmo na altura do nosso abraço.
Era a felicidade palpável por te reencontrar e por poder olhar de novo bem fundo nos teus olhos.

E tu, também sonhaste comigo ontem à noite? E será que ouviste a nossa canção?

terça-feira, março 21, 2006

O Suave Milagre 108 - Pressa

Vou fugir de ti numa passadeira de ginásio.
Vou apressar o passo, correr, acelerar, sem nunca olhar para trás.
Sinto a urgência de fugir de ti. Hoje ainda.
Vou correr como louca, vou suar e chorar, o corpo e a alma em esforço.
E só vou parar quando me sentir segura.

segunda-feira, março 20, 2006

O Suave Milagre 107 - Prece

Ontem amanheceu a chover na terra seca onde cresci e onde todos sabem que tem que chover no dia de São José para se ter bom milho em Junho.
Ontem perdi-me a olhar para a chuva de cá, a agradecer a chuva de lá e a cantar baixinho a ladainha dos dias de procissão...

"Meu divino São José
Aqui estou em vossos pés
Dai-nos chuvas com abundância
Glorioso São José..."

E ele não deixa de nos atender...

sexta-feira, março 17, 2006

O Suave Milagre 106 - Fame

"Eu gostava de ser famoso, mas desconhecido." - Edgar Degas


Miss Lala at the Cirque Fernando - 1879 - Edgar Degas

terça-feira, março 14, 2006

O Suave Milagre 105 - Filho homem

Às minhas amigas deu-lhes para as meninas. Todas. São quatro as que já têm uma princesinha em casa e as outras, como ela, esperam com esta ternura confessa pela chegada das filhas.
Eu, pelo contrário, sempre desejei um menino, tanto e com tanta força que é por ele que eu ainda espero, com uma certeza irracional de que vou ter um filho homem. E dito assim mesmo, num masculino duplamente reforçado. E vai ter nome de santo.

sexta-feira, março 10, 2006

Singularidades de uma rapariga loura 108 - Batimentos

Dei-te um beijo cardíaco porque tenho o coração na boca.

quinta-feira, março 09, 2006

O Suave Milagre 104 - Lloyd Cole

É dele a voz que anda a cantar ao meu ouvido nos últimos dias e a fazer-me lembrar amores antigos.


"when you're nothing to no one
and you're less than you can
and you're looking for someone
who won't cling to anything
so you're stuck in some motel
with the sound of her sleeping
don't you feel kinda old now
well ain't that a funny thing
i used to wake up early
i used to try to believe
but life seems neverending
when you're young
(...)
i used to wake up early
i used to try to believe
but faith is never easy
when you're young
no no no
i used to wake up early
now it's hard, hard enough to sleep
but life seems neverending
when you're young"

Don't Look Back - Lloyd Cole

Ps: E descobrir que ele escreveu uma música chamada "Sean Penn Blues" é só constatar que cedo ou tarde todas as linhas se cruzam.

quarta-feira, março 08, 2006

Singularidades de uma rapariga loura 107 - É a dose...

Estes testes são completamente irresistíveis para uma personalidade metamorfósica e narcisista como a minha, não há como escapar a esta tentação que me vai dizendo "Você é...".
Já para não falar que eu vicio fácil, fácil...

Cá vai mais um:

Você é Regresso Ao Futuro: A sua vida é uma confusão que até você tem dificuldade em compreender. Raramente sabe a quantas anda, mas é dotado por um espírito de desenrasque notável.

terça-feira, março 07, 2006

O Suave Milagre 103 - PostSecret

Descobri o PostSecret através de uma reportagem de imprensa no verão do ano passado, mas foi só recentemente que pude avaliar a sua importância para mim.

A ideia é simples: os segredos são escritos em postais anónimos, que podem ser feitos de qualquer material, e depois enviados para a morada indicada. Todos os Domingos os novos segredos são publicados no blog e os anteriores já deram origem a um livro, o PostSecret Book.

Os nossos segredos têm um certo peso e volume, uma forma muito própria de nos incomodar ou por outro lado, de nos acomodar. Mas quando contamos um segredo e ninguém sabe que o contamos, ele continua lá? E continua a ser um segredo?
Eu sei a resposta, mas não contes a ninguém...

segunda-feira, março 06, 2006

O Suave Milagre 102 - Madrugadas

Nas páginas do meu guião, ontem passou-se mais uma madrugada de sonho e menos uma chance de realidade. Mas enquanto a vida não gritar "corta" a minha câmara continua a filmar.
O rescaldo faz-se aqui.

sexta-feira, março 03, 2006

Singularidades de uma rapariga loura 106 - Vamos para o 4º?

Elevador: apreciador da chamada rapidinha, gosta do desafio de fingir que nada se passou. É capaz de ficar com o ar mais normal do mundo se quase descoberto depois de um momento mais quente. É grande fã do “aqui e agora”.

quinta-feira, março 02, 2006

O Suave Milagre 101 - Promessa

Ele tinha os olhos mais escuros que ela algum dia vira, de um negro profundo. Ela tinha olhos de gato, amarelo-esverdeados, que ele sabia não serem confiáveis. Ele era grande, quente, com o corpo em vários tons de castanho e sabia a mel. Ela era ondulada, leve, de um cor-de-rosa marmóreo e era salgada.

Conheciam-se há muitos anos, trocavam olhares de Segunda a Sexta, palavras indirectas em público e directíssimas em privado, mas sem nunca se tocarem. Não eram livres. Prometeram que se algum dia se separassem o outro seria a primeira pessoa a quem contariam.

Estavam na casa dele quando misturaram as cores e provaram os sabores. Ele ainda dormia enquanto ela andava pela casa à procura de papel e caneta para escrever um bilhete e ia pensando que tinha acabado de fazer algo que havia condenado tanto, que lhe tinha sido difícil entender nos outros, e mesmo assim... tinha sido tão fácil. E tinha sido tão bom. E tinha valido tanto a pena. E não, a consciência não lhe pesava, como se aquele encontro não tivesse como não deixar de ser, como se fosse inevitável ter acontecido.

Ele acordou e leu: "Cumpriste a promessa. Eu também. Não há o que perdoar."

Singularidades de uma rapariga loura 105 - Rotinas

A Sony Hari lançou-me o desafio de indicar 5 rotinas diárias e eu pensei que ia ser fácil. Não foi. De início tinha imensas ideias que por serem fraquinhas não vingaram e acabei por ficar sem nenhuma de jeito.
Por respeitinho ao "timming", fica aqui a minha melhor tentativa de descrever 5 c0isas que faço todos os dias e sempre da mesma maneira:

1 - tento lembrar-me do que sonhei ainda no quentinho da cama, de olhos fechados
2 - coloco comida e água fresca ao gato Merlin a falar para ele
3 - peço a bica cheia e inspiro bem o aroma do café quente antes de o beber
4 - na chamada de boas noites falo com o J. a enrolar os dedos no cabelo
5 - rezo antes de dormir e imagino aquilo com que me apetece sonhar

Passo a vez a: Lolita, Objectiva 3, Bolaxamaria, Asdrúbal e Mário